Eu sei que os ratings não ganham jogos, mas é sempre porreiro ir medindo o desempenho da equipa de forma a ver como estamos a evoluir. E por outro lado, podemos com base nos ratings, elaborar rankings para comparar a nossa equipa com as outras, uma vez que no HT não há nenhuma forma fácil ou consensual de determinar se uma equipa é mais forte ou mais fraca que outra. Por isso o que eu pretendo é fazer uma pequena introdução aos vários ratings e explicar os seus fundamentos, vantagens e desvantagens.

- Numero de estrelas

Provavelmente o mais inútil e rudimentar. Mas é sempre bom irmos vendo quando ultrapassamos as 30 estrelas pela 1ª vez, e depois as 40... Mas não devem ser usadas para muito mais do que isso. Porque pela forma como as estrelas são atribuídas não são muito indicativas. E uma equipa a fazer 40 estrelas pode facilmente bater uma que faça 50. Além do mais com as constantes alterações às estrelas atribuídas aos Avançados a Descair para a Ala, torna-se impossível fazer comparações entre resultados desta época com resultados de épocas anteriores.


- Hatstats

É sem duvida o mais usado e de cálculo muito simples, mas nem por isso o melhor.

A cada sector do jogo é atribuído um rating numérico correspondente aos ratings que estão no relatório de jogo. Por exemplo, pegando no ataque central:

Desastroso (muito baixo) será 1,

Desastroso (baixo) será 2,

Desastroso (alto) será 3

….

Lendário (alto) será 79

Lendário (muito alto) será 80.

Depois de fazer isso para todos os sectores, somam-se todos os sectores da defesa e temos o Rating da Defesa, somam-se os sectores do ataque e temos o Rating de Ataque. E por fim como ao contrário do Ataque e da Defesa o meio campo não está dividido em 3 sectores, caso somássemos simplesmente tal como os outros sectores o meio valeria um terço da defesa ou do ataque como um todo, ou seja, valeria tanto o meio todo como por exemplo a Defesa Lateral Esquerda. E sabemos bem que isso não é verdade. Portanto, multiplica-se o meio por 3 e obtém-se o Rating do Meio, que depois se soma ao Rating da Defesa e do Ataque para se obter os Hatstats.

Ou seja, a fórmula seria:

Hatstats = Meio*3 + (Def Esq + Def Cen + Def Dir) + (Ata Esq + Ata Cen + Ata Dir)

NOTA: Existem também os Hatstats antigos que eram baseados nos ratings antigos e são ainda muito usados nas conferências. Muito basicamente são os Hatstats a dividir por 18.

Este rating dá uma boa ideia do desempenho das equipas, e tem como principal vantagem a simplicidade de cálculo, o que o tornou no rating universal. A grande falha é que segundo os estudiosos do HT os pesos relativos que o Hatstats dá aos sectores não correspondem ao que o motor de jogo lhes atribui. E para colmatar isso apareceram pelo menos outros 3 ratings.


- VnukStats

Este foi o primeiro esforço para melhorar os Hatstats. Simplesmente é dado mais peso ao meio campo nestes ratings. É usada a formula:

VnukStats = ((5 * Meio) + Ratings de Ataque + Ratings de defesa) / 11

O que dá grosso modo 45% de preponderância ao meio campo e 27% ao ataque e defesa.

A vantagem é que se aproxima mais da realidade. A desvantagem é que não deixa de ser impreciso, pois não passa de uma solução “à trolha”. Ou seja, não é baseado em observações, o utilizador que o desenvolveu achou que o meio valia mais e deu-lhe mais peso.


- PStats ...

Este é o primeiro rating baseado num estudo sério e passo a explicar como foi obtido:

Como todos os sócios sabem é possível nas estatísticas ver os 15 melhores jogos da equipa, aos quais o Hattrick atribui uma percentagem por comparação com o melhor de todos, sendo que esse obtém 100%. Ora, essas percentagens não vêm do nada, são obviamente baseadas num rating secreto usado pelo Hattrick, e que provavelmente é o mais próximo possível daquilo que é o motor de jogo.

O que os criadores do PStats fizeram foi, pegar os resultados que iam tendo com diferentes ponderadores nos 15 melhores jogos de varias equipas e compara-los com as percentagens que o Hattrick dá até tentarem obter uma formula que reproduzisse fielmente a avaliação que o próprio Hattrick faz.

Os pressupostos deste rating eram:

- O meio campo vale mais do que os Hatstats lhe atribuem.

- O ataque vale mais do que a defesa.

- A zona central vale mais do que cada uma das laterais por si.

E chegaram aos seguintes ponderadores:

- Meio tem um peso de 46%

- Ataque tem um peso de 32%

- Defesa tem um peso de 22%

- Dentro da Defesa e do Ataque o sector central tem um peso de 40%

- Dentro da Defesa e do Ataque cada uma das Alas tem um peso de 20%

Este rating transformado em percentagens tal como o Hattrick faz, foi testado por imensas equipas contra as percentagens para os 15 melhores jogos. O desvio em média foi de 0,49%, ou seja, quase nada. Pelo que a sua grande vantagem é que podemos estar quase seguros que este ranking mede o desempenho das equipas da mesma forma que o Hattrick mede.

A desvantagem... Bem... Não tem muitas. A única é que não leva em conta as tácticas especiais. Por exemplo, se jogarmos em APA, o ataque lateral vai acabar por ter mais peso no desenrolar do jogo, mas isso não é tido em conta.


- LoddarStats

Este foi desenvolvido por um gajo que deve ter a mania que é perfeccionista.

As ideias por detrás da fórmula são:

- O meio só é respondível pela posse de bola.

- O ataque é responsável por marcar as chancas.

- A defesa é responsável por impedir que o adversário marque.

- Quanto mais posse de bola, mais oportunidades tem o ataque, por isso vai parecer melhor.

- Quanto mais posse de bola, menos oportunidades tem o adversário e por isso a defesa vai parecer melhor.

Por isso o meio campo não entra directamente na fórmula, mas entra como um ponderador da defesa e do ataque. A fórmula básica será:

Força Atacante = Ratings do Ataque * Rating do Meio Campo

Força Defensiva = Ratings da Defesa * Rating do Meio Campo

LoddarStats = Força Atacante + Força Defensiva

Mas a fórmula completa é muito mais complexa (muito mais mesmo). Porque leva em consideração as tácticas especiais como CA, APA, APM, e dá ponderações diferentes aos sectores centrais e laterais, que serão diferentes se for usada uma táctica especial ou não, etc... etc...

Quem for curioso pode ver aqui a fórmula completa:

http://oeufi-foed.doesel.ch/Downloads-index-req-getit-lid-30.htm

A grande vantagem deste rating é que é o único que leva quase tudo em conta. E não apenas os ratings ponderados por factores fixos. Além disso procura integrar aquilo que é o motor de jogo no cálculo do rating.

A desvantagem é que por um lado a formula é bastante complexa tornando-se de implementação difícil em sites e aplicações. Por outro lado, como o meio campo é o ponderador para os outros ratings, acaba por penalizar imenso as equipas que jogam em CA. Dando-lhes ratings miseráveis que não correspondem à realidade.


Onde ver os ratings:

Não poderia terminar este artigo sem deixar algumas dicas de onde poderão ver todos estes ratings.

- Firefox + Foxtrick – Com esta combinação poderão ter os ratings que quiserem no próprio relatório dos jogos. Vale a pena experimentar.

- http://portugal.hatstats.info Bastantes estatísticas e recordes para todas as equipas portuguesas até à VIII divisão, mas apenas com base nas estrelas e Hatstats.

- http://portugal.alltidhattrick.org Site muito completo com imensas estatísticas sobre todas as divisões portuguesas com base em vários ratings como base nos Hatstats, LoddarStats, Estrelas, etc…

0 comentários