Há alguns dias estava a responder a um e-mail de um utilizador, um e-mail que é muito similar a outros que recebi durante a minha carreira como GM. Estava mais uma vez a explicar em que consiste o meu trabalho, o que podia ou não fazer enquanto GM. E comecei a pensar: "se conseguisse chegar a todos estes utilizadores e transmitir-lhes alguma coisa acerca do meu trabalho". E então recebi o novo número da Hattrick News. Isso deu-me uma ideia. Contactei os HTs e disse-lhes que queria escrever um artigo sobre caça a batoteiros. Até porque, quem (a não ser talvez umas centenas de GMs) estará mais qualificado para falar sobre isso? Eles responderam: "Isso é brilhante! És um génio! Faz isso que nós vamos enviar-te um camião cheio de grades de cerveja e uma loiras Suecas". Ok, o que eles disseram realmente foi "Faz isso", mas como devem imaginar, eu consigo ler entre as linhas.
Pronto, já chega de introduções. Prometo que o resto do artigo será menos inventivo do que o parágrafo anterior. Contudo, antes de continuarem a ler, sugiro que vão à página das regras do Hattrick e releiam o que está nos capítulos 21, 25 e 26. Isso será uma óptima ajuda para uma melhor compreensão da mensagem que quero passar com este artigo.
Como já disse, este artigo é sobre a caça a batoteiros, sobretudo sobre múltiplas contas e transferências com preços inflacionados, que são os tipos de batota mais comuns. Gostaria de descrever como é que lidamos com essas situações. Claro que não estou disposto a desvendar os segredos. Não ficarão a saber finalmente quais as ferramentas que os GMs têm ao seu dispor. Não irei falar assim tanto. Contudo, a minha experiência diz-me que aquilo que vou dizer será uma grande surpresa para muitos de vocês. Sendo assim, vamos lá: a História de um batoteiro.
Normalmente tudo começa com um utilizador a notar algo suspeito, alguma coisa que não está de acordo com as regras e a denunciar isso aos GMs. A frase anterior já contém uma informação importante: as denúncias são enviadas para os GMs. Somos nós que temos a tarefa de lidar com elas. Não devem contar com os moderadores para esse efeito. A responsabilidade deles é apenas tomar conta das conferências. Outra coisa importante é como se faz a denúncia. Não devem acusar ninguém nas conferências, nem enviar-nos HT-mails pessoais ou qualquer outro tipo de e-mails. O que devem fazer é usar a página "Denunciar possíveis batoteiros", preencher o formulário com as informações necessárias e clicar no botão "enviar". Se notarem uma transferência duvidosa é ainda mais simples. Tudo o que têm de fazer é ir ao histórico de transferências do utilizador e clicar na estrela ao lado da transferência suspeita.
Alguns utilizadores são relutantes em fazer a denúncia. Sentem que ao fazerem a denúncia estão a cooperar com as "autoridades" contra os outros utilizadores. Temos muito este problema na Polónia. A essas pessoas eu digo: "Não estão a fazer isso pelos GMs. Nem sequer pelos HTs. Estão a fazê-lo por todos os utilizadores honestos. Eles podem viver do outro lado do Mundo, provavelmente nunca os conhecerão, mas o rival deles no campeonato está a obter uma vantagem sobre eles, por isso devemos protegê-los. Aposto que gostariam que fizessem o mesmo por vocês."
Há três coisas que precisam de saber sobre os relatórios. Primeiro, eles são anónimos. Nunca sabemos quem nos denunciou um potencial batoteiro. Segundo, nunca revelamos as nossas decisões a não ser aos que estão directamente envolvidos. Quem denunciou não será informado das nossas decisões. Terceiro, denunciar não significa directamente punição. Isto é muitas vezes confundido, mas tenho notado uma grande tendência nos GMs para avaliar as provas antes de tomar uma decisão. Ao contrário dos jogos no Hattrick, o factor aleatório é praticamente inexistente nas nossas acções. Assim olhamos para o assunto e se descobrimos que as acusações não são justificadas, encerramos o caso. Há muitos utilizadores que estiveram sob investigação e nunca o souberam, porque as acusações eram injustificadas.
Passemos agora para o passo seguinte. O relatório foi preenchido e algum GM vai recebê-lo. A primeira coisa que tem de saber é que vamos analisar todo e qualquer caso. Todos os relatórios são analisados. Pode demorar algum tempo, mas tratamos de todos. Normalmente demora um ou dois dias, pelo menos na Polónia. As nossas decisões, conforme já foi dito, baseiam-se nas provas que obtemos com as nossas ferramentas. No entanto, o utilizador alvo de investigação tem sempre a oportunidade de nos apresentar a sua versão do caso. Por vezes, o que ele nos transmite acaba por ser uma explicação perfeitamente aceitável para o sucedido. Nesse caso, desbloqueamos a equipa ou retiramos a multa aplicada. Infelizmente também acontece várias vezes o utilizador contar-nos o caso de forma completamente inconsistente com as provas que recolhemos. Nestes casos mantemos a nossa decisão inicial. Resta então, ao utilizador, a possibilidade de apelar para os GMs Seniores, mas isso é assunto para outra ocasião. Este assunto foi, aliás, abordado na primeira edição da Hattrick News. Finalmente, muitos utilizadores acreditam que a regra "inocente até prova em contrário" não é aplicada no Hattrick. Isso acontece, supostamente, porque não revelamos as nossas provas. Bem, a implicação que é feita não tem grande lógica. Um batoteiro não poder ver as provas que existem contra si não significa que elas não existam. E se existem então significa que foi provado que ele fazia batota.
Há duas regras que são as mais comummente violadas e com as quais temos de estar sempre a lidar: a proibição de ter várias contas e as transferências inflacionadas. Não há muito que possa dizer sobre a primeira. Neste momento já devem saber a regra: só podem ter uma equipa, não podem fazer o login por outro utilizador, ou deixar que outro utilizador faça login com a vossa equipa, independentemente das circunstâncias. Se violarem esta regra, estão em sarilhos. Várias pessoas (infelizmente) tentam ser mais espertos que nós. Escrevem-nos a dizer que o irmão / irmã / pai / amigo / madrasta quer ter uma equipa e que irão usar o mesmo computador. Nós aceitamos, mas iremos sempre verificar se é verdade. Algumas vezes não é. Algumas vezes são dois nomes mas uma só pessoa. Agora podem estar a questionar-se se podemos realmente ter a certeza nesse caso. Temos câmaras na casa dos utilizadores? Não, não temos, mas temos outras ferramentas. Quais ferramentas? Não, não vou cair nessa asneira, os meus lábios estão selados. Tudo o que posso dizer é que essas ferramentas existem (mesmo que não imaginem como é que elas são) ou acham que qualquer coisa como 300 GMs estão a lançar moeda ao ar para decidir quem devem banir? É convosco decidir qual explicação parece ser mais lógica e plausível.
As transferências são um assunto mais complicado. Normalmente tratamo-las em dois passos. Primeiro temos de verificar se o preço é realmente inflacionado, isto é, se o jogador custou significativamente mais do que outros jogadores com características similares que estavam a ser vendidos na mesma altura. Como é que fazemos isso? Bem, vocês estão familiarizados com uma ferramenta que nós usamos: a comparação de transferências. Na maior parte das vezes é suficiente. Não é necessário ser um GM ou um day-trader especializado para perceber que um Ala razoável não vale 200 mil Euros. Mas por vezes é preciso mais. Jogadores com várias características, jogadores das selecções nacionais, jovens jogadores extremamente promissores, e todo o tipo de aves raras que não podem ser comparadas com outros jogadores similares, porque eles são únicos, e há poucos ou nenhum à venda no mercado. Nestes casos consultamos outros GMs. Se eles não têm certeza ou se não concordam com a nossa opinião, recorremos a poderes mais elevados. Chamamos a esses poderes "Yuppies", e com toda a razão. Este é um grupo de GMs cuja principal tarefa é seguir atentamente o mercado de transferências e tomam uma especial atenção a esses jogadores especiais. Não encontram muitos utilizadores no Hattrick que saibam mais sobre os preços actuais do que eles. Com a ajuda deles podemos avaliar qualquer transferência e então, se necessário, ajustar o preço (isto é, retirar o dinheiro em excesso). Deixem-me deixar isto bem claro: todas as transferências inflacionadas que encontramos são ajustadas. Fazemos isto para garantir a justiça da competição. Provavelmente ficariam contentes se por acaso alguns milhões de euros aparecessem na vossa conta, mas suspeito que não ficariam tão contentes se isso acontecesse ao vosso próximo oponente. Imaginem-no a fortalecer a equipa com esse dinheiro.
Depois de decidirmos que uma dada transferência foi feita com um valor excessivo, temos de verificar se foi batota. O quê? Então nem todas as transferências com valores excessivos são batota? Bem, algumas vezes não são. Alguém pode deixar-se levar por uma luta mais aguerrida pelo jogador, alguém pode premir a tecla "0" algumas vezes a mais. Shhhh… acidentes acontecem. Isso não é a mesma coisa que a equipa "A" vender 10 jogadores à equipa "B", todos com preços inflacionados (só para dar um exemplo óbvio). Mais uma vez não posso entrar em detalhes. Apenas quero dizer que não se devem precipitar a tirar conclusões. Têm visto a lista "As 25 transferências mais caras da semana"? Têm visto aqueles jogadores com 90 de TSI a serem vendidos por 10 milhões de euros? São exemplos claros de batota, não são? Bem... errado. A grande maioria daquelas transferências, se não todas, não são casos de batota, pelo menos na verdadeira definição da palavra. São casos do que chamamos "drop-out turns" (jogadas de desistência). Um utilizador está para sair do Hattrick, vende todos os jogadores e gasta todo o dinheiro no primeiro jogador que vê na lista de transferências. Um pequeno aparte: sempre me questionei sobre o que leva alguém a fazer isso. Provavelmente pensam que estão a ser originais e/ou que é divertido. Digo-vos uma coisa, estes não são os adjectivos que a maioria das pessoas usa para descrever a centésima pessoa que conta a mesma piada numa festa. Provavelmente usariam palavras como "chato" e "cansativo". Este é o caso desses utilizadores. De qualquer forma, já devem ter visto alguém a vender um jogador fraco por uma alta soma de dinheiro e não ser banido. Até podem ter ficado tentados a fazer o mesmo. Podem ter enviado HT-mails a acusar o vendedor de batota. Se o fizeram, estão errados. Nós tratamos dessas transferências, apenas pode não ser necessário banir esses utilizadores. Porque o faríamos? Normalmente são vítimas inocentes, muitas vezes até fazem o mais correcto e denunciam eles mesmos essas transferências.
Depois de decidirmos que as regras foram violadas, tratamos das punições. Basicamente, existem dois tipos de punições: bans e multas. O ban significa que a equipa de um utilizador batoteiro foi encerrada e o utilizador expulso do jogo. Ele poderá regressar passadas 7 semanas (nunca antes) e recomeçar tudo do início. Uma multa significa que tirámos algum dinheiro da equipa do utilizador. A severidade da penalização depende de vários factores, por exemplo, que regras foram violadas, se esse comportamento é comum ao utilizador ou se é a primeira vez que ele o teve. Como provavelmente terão notado, não mencionei o TPA (Transfer Price Adjustment – Ajuste de Preços das Transferências). Isso porque, muito honestamente, o TPA não é uma punição. Nós estamos apenas a pedir ao utilizador (e sem lhe darmos a opção de não o fazer) que devolva o dinheiro que ele recebeu sem o merecer. Imaginem que encontraram uma carteira na rua. Sentir-se-iam punidos se alguém vos pedisse para devolverem a carteira?
Já agora: Yuppies, drop-out turns, TPAs... Estão a gostar do calão dos GMs?
Já disse anteriormente que apenas os utilizadores directamente envolvidos conhecerão as nossas decisões. Devem lembrar-se disto quando estão a avaliar o nosso trabalho. Ninguém fica a saber se multámos um utilizador que foi reportado. Podem apenas verificar se ele ainda faz logins. Mas mesmo que deixe de fazer logins pode ser mal interpretado. Há algum tempo, recebi uma queixa de abuso de HT-mail. Se bem me recordo, era um anúncio de venda de um jogador. Quando fui analisar o caso, descobri que o utilizador que enviou o HT-mail tinha mais de uma equipa e por isso foi banido. Agora, se o utilizador que reportou o abuso de HT-mail for verificar, vai chegar à conclusão de que a equipa foi encerrada porque o outro utilizador fez spam. Oh... que regras duras! Oh! Que GM mais exigente!
Isto é também um exemplo que mostra que sabemos mais que os utilizadores "comuns", tanto sobre o assunto propriamente dito como sobre o histórico dos utilizadores. Casos que parecem ser idênticos para o utilizador, podem ser totalmente diferentes para nós. É por isso que por vezes, aparentemente, alguns utilizadores são punidos de forma diferenciada quando a ofensa parece idêntica. Por outro lado, há ocasiões em que sabemos menos que o utilizador que reportou o caso. O utilizador pode ter testemunhado um outro utilizador a fazer o login em duas equipas diferentes, mas se o outro utilizador teve a sorte de não deixar rastos, não podemos fazer nada. Não se pode banir alguém apenas porque alguém nos disse algo.
Uma última desmistificação: os Sócios-HT não recebem nenhum tratamento especial da nossa parte. Se eles fazem batota, serão penalizados como qualquer outro utilizador. Não se pode comprar a imunidade no Hattrick. E se algum dia os HTs perderem todos a cabeça, como resultado de uma experiência que correu mal, e alterarem essa regra, eu deixarei o cargo de GM antes que consigam dizer "Este Grobar tem amigos estranhos". Creio que 97% a 99% dos outros membros do staff fariam o mesmo.
Quatro sugestões para todos, como resumo deste longo artigo:
1º Leiam as Regras;
2º Não façam batota;
3º Reportem as suspeitas de batota;
4º Acreditem que as vossas suspeitas serão tratadas da melhor forma possível
Boa sorte a todos no Hattrick, e espero que estejam sempre do lado certo da lei-HT.
/Grobar
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Há 16 anos
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