19-02-2008

O que é que os seus adeptos esperam de si para a próxima época? Será que pensam que deve lutar pelo título, ou consideram que qualquer dia passado na série já é um bónus?A resposta pode agora ser encontrada na nova página dos Adeptos. Nesta página verá toda a informação relativa aos adeptos: o número de sócios do clube, a moral dos adeptos, as expectativas para a época e para cada jogo.As expectativas dos adeptos é uma nova funcionalidade para esta época que está prestes a iniciar. Leia o novo capítulo do manual para mais detalhes.

Manual

Adeptos e patrocinadores

Tanto os patrocinadores como os adeptos controlam importantes fontes de rendimento do clube. Por esse motivo é aconselhada a existência de uma boa relação com eles e manter o seu moral alto - irá compensar no fim.

Moral dos adeptos
Os adeptos do seu clube decidem muito em termos da economia do clube. As quotas de inscrição são pagas uma vez por época, mas o seu moral é muito importante no que diz respeito às receitas das bilheteiras.A forma mais simples de manter a moral dos seus adeptos elevada, e atrair ainda novos fãs para o seu clube, é corresponder às expectativas que eles têm. A moral dos adeptos pode ser consultada na página dos Adeptos.

Expectativas para a época
No início de cada época, os seus adeptos dir-lhe-ão o que esperam da equipa. As expectativas dependem essencialmente do que aconteceu na época transacta, de quais eram as expectativas na altura e de ter ou não conseguido satisfazê-las.À medida que a sua equipa sobe (ou desce) de divisão, os seus adeptos habituar-se-ão, lentamente, à nova situação do clube. Se tiver acabado de ser promovido, os seus adeptos não esperam grandes sucessos. Mas se estiver na mesma divisão há bastantes épocas, os seus adeptos irão querer algo mais.

Expectativas para os jogos
As expectativas para a época influenciarão, por sua vez, as expectativas para cada jogo. Na página dos Adeptos poderá consultar o que os seus adeptos esperam para cada jogo. Normalmente os seus adeptos esperarão mais da equipa quando esta joga em casa.Se o resultado da partida for o que os seus adeptos esperavam, eles irão ficar contentes com uma vitória (e não ficar muito desapontados em caso de derrota). Se o resultado for melhor que as expectativas que eles tinham, ficarão ainda mais felizes. Mas se o resultado for pior do que o que esperavam, a sua moral será afectada negativamente.No início da época, as expectativas para os jogos são baseadas nas expectativas para a época que os adeptos de cada uma das equipas tem. À medida que for decorrendo a época, a posição que se ocupa na tabela classificativa e o número de pontos que ambas as equipas possuem tornam-se mais importantes. Nos jogos da taça, as expectativas dos adeptos para a partida são baseadas apenas nas expectativas que eles (adeptos de ambas as equipas) têm para a época.

A atitude nos jogos e o dinheiro que tem influenciam os adeptos
Dizer aos seus jogadores para "Jogar com Calma" ou fazerem "Jogo de Época" também influencia as reacções que os adeptos têm perante o resultado do jogo. Se o resultado for o esperado (ou melhor), "Jogar com Calma" reduzirá o efeito positivo, enquanto que se tiver feito "Jogo de Época" aumentará esse mesmo efeito positivo.Se o resultado é pior que o esperado, "Jogar com Calma" irá ter um aumento no efeito negativo e o "Jogo da Época" irá ter uma redução do efeito negativo.Se tem muito dinheiro em caixa, os seus adeptos serão mais difíceis de contentar, pois irão pensar que teria dinheiro para investir no sucesso do clube. Os adeptos das equipas mais ricas irão reagir de forma mais veemente às derrotas e de forma mais ligeira às vitórias, do que os adeptos das equipas com menos dinheiro. Quanto mais dinheiro a sua equipa tiver, maior relevância terão estas reacções dos adeptos.

Patrocinadores
Os patrocinadores preferem apoiar um clube que ostente uma "boa" imagem com a qual se possam relacionar. Quanto maiores forem o sucesso do seu clube e o número de adeptos que o apoiam, melhor será a imagem do seu clube (e mais dinheiro receberá dos patrocinadores). Os Relações Públicas também ajudam a melhorar a imagem do seu clube. A moral dos patrocinadores pode ser consultada na página da Economia.

0 comentários