O Hattrick é muito popular entre a comunidade deficiente visual portuguesa. Este artigo irá dar a conhecer a forma como os deficientes visuais vivem e sentem este jogo.


Introdução

Nem sempre é fácil aos deficientes visuais acederem à informação que pretendem. Se a nível académico se tenta cada vez mais quebrar essas barreiras e se disponibiliza toda a informação necessária, a nível da cultura e do lazer continua a haver uma barreira ainda considerável.

A Internet foi um instrumento que veio facilitar a vida aos cidadãos, no entanto, continuam a haver sites inacessíveis aos deficientes visuais. Os sites de entretenimento como os dos jogos, na sua maioria em flash ou em Java, tornam-se impossíveis de decifrar através dos leitores de ecrã- programas que, através de voz, descrevem o que está no monitor.

A descoberta do Hattrick pelos deficientes visuais

Não se sabe ao certo quantos deficientes visuais jogam Hattrick mas a acessibilidade deste jogo on-line faz dele um dos mais populares entre a comunidade. Em Portugal existe um grupo cada vez maior de deficientes visuais que vão passando a outros a informação de que o Hattrick é acessível e uma alternativa válida para passar os tempos livres. Como a classe deficiente visual é muito afectada pelo desemprego e o absentismo, para alguns o Hattrick é mesmo a única forma de fazer passar o tempo.

Existe em Portugal um pequeno grupo organizado de deficientes visuais que, para além de organizar uma liga disputada de forma renhida, também discute a acessibilidade do jogo e ajuda quem chega de novo a usar os comandos e as funcionalidades específicas do software usado para leitura de ecrã.

Aquando das alterações feitas ao Hattrick e que entraram em vigor no dia 9 de Dezembro de 2008, esta comunidade esteve muito activa e também muito apreensiva com a possibilidade das páginas do jogo perderem acessibilidade. Felizmente, os responsáveis pelo desenvolvimento do jogo estão sensibilizados para a problemática das acessibilidades por parte dos deficientes visuais. O jogo continua a ser acessível e a fazer companhia a muitos deficientes visuais.

Recentemente, a temática da acessibilidade do jogo a deficientes visuais passou a ser debatida. Tudo aconteceu com a entrada do utilizador Jorge-Jesus para a Federação Portuguesa de Tácticas e Sistemas de Jogo. Ao tomarem conhecimento da cegueira do novo membro, os dirigentes da Federação imediatamente propuseram a abertura de um tópico sobre a temática da deficiência visual nesta Federação. Imediatamente membros do staff de Portugal se juntaram à discussão e se mostraram sensibilizados, prometendo fazer chegar os nossos problemas aos HT’s.

O sucesso desse tópico foi tal que se tomou a iniciativa de abrir um semelhante para toda a comunidade no Fórum de Portugal. Alguns deficientes visuais que não são sócios também deram o seu testemunho e juntaram-se aos membros da FPTSJ.

A comunidade portuguesa em geral ficou muito sensibilizada e surpreendida, pois nem sonhavam que um cego pudesse aceder ao Hattrick e ter sucesso desportivo. Muita gente julgava até que os cegos totais não usavam sequer computadores.

Barreiras a superar

Imagens sem legendas, links descontextualizados, abreviaturas ou português incorrecto nos fóruns, smiles não legendados são alguns dos exemplos de dificuldades sentidas pelos deficientes visuais no Hattrick. O staff de Portugal mostrou-se sensibilizado com as nossas dificuldades e prometeu auxiliar-nos dentro das suas possibilidades.

Uma das principais dificuldades que os deficientes visuais enfrentam no mundo hattrickiano é a falta de programas de apoios (CHPP) adaptados às suas necessidades específicas. No sentido de tornar esses programas acessíveis, irão ser testados programas CHPP em Java. Outra hipótese seria que esses programas pudessem, de futuro, possuir certificado de acessibilidade para promover a igualdade de oportunidades no jogo.

O site

Apesar de, na maioria das funcionalidades, o site do Hattrick estar acessível a deficientes visuais, alguns são da opinião de que se deveria criar uma página alternativa apenas com texto. Essa permitiria uma mais exacta leitura por parte dos programas de leitura de ecrã. Algumas das funcionalidades do Sócio HT também deveriam oferecer alternativas para colmatar a natural dificuldade dos deficientes visuais em personalizar os seus equipamentos, por exemplo.

No dia de hoje, 17 de Março de 2009, foi dado um passo importante na resolução do problema dos equipamentos. Agora já será possível outro utilizador desenhar os equipamentos para quem se vê impossibilitado de o fazer.

Rumo ao futuro

A comunidade deficiente visual portuguesa pretende ter um papel mais activo no que diz respeito ao desenvolvimento do Hattrick. Temos em mente, para além de nos darmos a conhecer aos outros utilizadores, criar uma Federação para discutir a problemática da acessibilidade e tentar buscar soluções e tentar que outros utilizadores pelo mundo fora se juntem a esta causa.

Acima de tudo, sentimo-nos bem a jogar Hattrick e queremos tornar este jogo ainda mais atractivo e ao mesmo tempo acessível e funcional.

Artigo elaborado pelos users rabobank76 e Jorge-Jesus

1 comentários

  1. Helder // 29 de março de 2009 às 12:06  

    o que eu tenho a dizer e que ajudei a costruir a FPTSJ :)

    E aconselho a todos a entrar la pois aprende-se mesmo muito