A partir de agora, o seu marcador de lances de bola parada não irá limitar-se a disparar em direcção à baliza sempre que há um livre. Em algumas ocasiões, tentará encontrar um colega de equipa, o que torna o lance num livre indirecto! Os livres indirectos são, a partir deste momento, uma realidade nos jogos amigáveis. A partir da próxima época (Outubro) estarão presentes em todos os jogos.

No conjunto, irá ter um pouco mais lances de bolas paradas do que hoje em dia, e cerca de 1/3 deles serão livres indirectos. Leia o manual para mais informação.

Relacionado com o exposto, o guarda-redes também utilizará a sua característica de Bolas Paradas para tentar defender livres directos ou penalties. Guarda-redes sem Bolas Paradas ficarão, por isso, piores a defender estes lances. Além do mais, os guarda-redes deixarão de poder ser designados como marcadores de bolas paradas. Estas alterações só serão aplicáveis em amigáveis.


Manual:

O jogo: bolas paradas e eventos especiais


Nesta secção aprofundamos a informação sobre o jogo, debruçando-nos sobre dois aspectos importantes do jogo: como marcar a partir de lances de bola parada e os benefícios que pode obter com os "eventos especiais".

Bolas Paradas

Algumas das oportunidades de golo normais resultarão em lances de bola parada. Tal como no futebol real, poderá ganhar muitos pontos sendo bom em lances de bola parada. Existem dois tipos de lances de bola parada: directos, e indirectos (estes apenas em jogos amigáveis).

Bolas paradas directas
Bolas paradas directas são as grandes penalidades e os livres directos. Para converter estas ocasiões de golo é necessário que o jogador definido como marcador de livres utilize a sua característica de Bolas Paradas para bater o guarda-redes adversário. Esta temporada, nos jogos amigáveis, o seu guarda-redes também fará uso da sua característica de Bolas Paradas para tentar defender livres directos, embora não possa ser escolhido como marcador de lances de bola parada.

Bolas paradas indirectas (apenas em amigáveis, disponível em jogos oficiais em Outubro de 2008)
Cerca de 1/3 das suas oportunidades em lances de bola parada serão indirectas. Bolas paradas indirectas são livres indirectos. O seu desenlace depende de um verdadeiro esforço de equipa. Para tentar converter a oportunidade, o que conta são (por ordem de importância) as médias, para todos os jogadores de campo, das características de Finalização, e de Bolas Paradas; e a característica de Bolas Paradas do marcador de livres. Para defender, o que conta (por ordem de importância) são as médias, para todos os jogadores de campo, das características de Defesa, e de Bolas Paradas; e as características de Guarda-Redes e Bolas Paradas do guarda-redes.

Eventos especiais

Além dos ataques normais podem também acontecer "eventos especiais". Os eventos especiais são acontecimentos no jogo causados pelos atributos dos jogadores, nomeadamente a sua especialidade. Existem dois tipos de eventos especiais: eventos de golo (os mais comuns) que podem resultar em oportunidades extra de atacar, e eventos de tempo (menos comuns) que afectam o desempenho de um dado jogador para o resto do jogo. Por cada evento especial que aconteça num jogo a probabilidade de acontecer outro diminui.

Eventos de tempo
Algumas especialidades adequam-se melhor a determinadas condições meteorológicas. Sempre que ocorra um evento de tempo, o desempenho do jogador afectado será alterado durante o resto do jogo:

Jogadores com técnica, com Sol, melhoram um pouco a sua Finalização e Criatividade. Com Chuva, pioram-nas um pouco.
Jogadores com força, com Chuva, melhoram um pouco a sua Finalização, Defesa e Criatividade. Com Sol, perdem um pouco a sua Finalização, e também ficam mais cansados.
Jogadores com velocidade, com Chuva, pioram um pouco a sua Finalização e Defesa. Com Sol, também pioram um pouco a sua Defesa.

Se acontecer um evento de tempo isso será reflectido no relatório do jogo e na avaliação de desempenho do jogador (estrelas).

Eventos de golo
As especialidades (tal como outras características) dos jogadores podem resultar em ocasiões adicionais de ataque. Além de tudo o mais discriminado abaixo o jogador que tenta concretizar o ataque (geralmente, mas nem sempre, o mesmo que cria a oportunidade) tem de ter alguma Finalização para conseguir marcar um golo.

Jogadores imprevisíveis podem utilizar a sua característica de assistências para efectuar um passe longo inesperado, e a sua finalização para interceptar a bola. devido à sua imprevisibilidade, por si só, pode mesmo criar um lance de golo vindo do nada. Se um defesa ou um médio-centro imprevisível tiver a sua característica de Defesa suficientemente baixa, pode também fazer um erro que dê ao adversário uma oportunidade para marcar.
Alas e avançados com velocidade podem criar uma oportunidade de golo fazendo um "sprint". Este lance pode ser contrariado pela equipa adversária utilizando um jogador defensivo (defesa ou médio-centro) que também tenha velocidade, ou então que possua um nível de defesa suficientemente elevado.
Alas e avançados com técnica podem criar ocasiões de golo caso um defesa ou médio-centro adversário seja especialista em jogo aéreo.
Alas com característica de Ala suficientemente elevada podem criar oportunidades que terão de ser finalizadas por um avançado ou pelo ala do lado contrário. Se o jogador que tenta finalizar o lance tiver a especialidade de jogo aéreo ou a característica Finalização suficientemente alta, as hipóteses de concretizar serão maiores.
Qualquer jogador com características de Bolas Paradas e Finalização suficientemente altas pode marcar através de um remate de longe.
Canto: Para marcar no seguimento de um pontapé de canto, o jogador responsável pela marcação de lances de bolas paradas terá de ter a característica de Bolas Paradas suficientemente elevada. Também é necessário que o jogador que recebe a bola vinda de um canto tenha Finalização suficiente. Quanto maior for o número de jogadores de campo com a especialidade de jogo aéreo na sua equipa (excluindo o marcador de lances de bolas paradas), e quanto menor for o número de jogadores de campo com essa especialidade no seu adversário, melhores serão as suas chances de concretizar. Não possuir qualquer jogador com jogo aéreo na sua equipa torna-o bastante fraco quando toca a defender cantos do adversário, bem como quando tenta marcar a partir dos seus.
Experiência: alas e avançados experientes podem marcar graças à sua Experiência. Defesas e os médios-centro inexperientes podem oferecer ao adversário uma oportunidade extra.
Cansaço: jogadores defensivos (defesas e médios-centro) que estejam cansados podem errar. A menos que o atacante contrário também se encontre cansado há a hipótese de oferecerem uma oportunidade ao adversário.

0 comentários